Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de junho de 2015

29/05/15 Multiplicação - Sustentabilidade


Confira o que foi feito em nossa última OT de sustentabilidade.

No dia 05 de junho, é comemorado o dia mundial do Meio ambiente, e na semana dos dias 31/05 a 06/06 é comemorada a semana nacional do meio ambiente, nestes dias diversas cidades e instituições do mundo todo promovem ações sobre sustentabilidade e conscientização, de forma a tentar realizar mudanças no cenário atual de nosso planeta, que hoje encontra-se em um estado bastante complicado no que tange as questões de exploração desenfreada de recursos, e má administração de suas reservas naturais, além disso o crescente aumento da população, faz com que discussões sobre o tema se façam cada vez mais necessários para que possamos garantir uma melhor qualidade de vida para todos os povos do planeta. 

Iniciamos as atividades com a dinâmica: “Conhece-te a ti mesmo”, a dinâmica foi retirada do curso gratuito da fundação FGV (que pode ser acessado aqui). 

Materiais: 

- Folha de papel 

- Lápis 

- Borracha 

- Lápis de cor 

Metodologia: 

Primeiramente foi solicitado aos participantes, que recortassem ao meio a folha de papel, em uma das metades os participantes iriam desenhar um auto-retrato, de forma a tentar representar como o mesmo se via, depois disso no verso desta metade de folha o participante escrevia pequenos tópicos que o definiam como cidadão de seu planeta, país, estado, cidade e bairro. Logo após esta dinâmica os participantes compartilhavam as suas anotações e um breve debate era feito sobre o nosso real papel como cidadãos do mundo e nossa responsabilidade como nosso planeta. 

Logo em seguida iniciamos as atividades de contação de história, trabalhando a história da ilha de páscoa, para tanto foi feito um filme utilizando a ferramenta online Powtoon e o Microsft Movie Maker, o filme pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=0UnAYJ5uMuI, logo depois da história foi feita uma roda de conversa para discutirmos a história e como a mesmas nos ajudaria a entender o conceito de sustentabilidade, e nosso papel como cidadãos do planeta. 

Depois, iniciamos uma seção de contação de histórias retiradas do livro “Batuclagem e a Magia das histórias” livro da coleção Batuclagem da Universidade Federal do ABC em um projeto de extensão da pró-reitoria de extensão da UFABC, o livro foi obtido na participação do monitor na mesa redonda "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”, a mesa redonda aconteceu durante a última edição do COPEX ocorrido na UFABC. As histórias escolhidas foram “Chapeuzinho Verde” e “O boto cinzento e o encanto das águas”.  (Conheça o site do projeto aqui)

Escolhemos como tema central das atividades a contação de histórias para que as atividades do APE, sempre estejam em sincronia e harmonia as atividades do PEF, que tem como principal tema gerador a comunidade leitora. 

E por ultimo realizamos a dinâmica: Entendendo a ocupação humana 

Metodologia: 

Utilizando a outra metade do papel utilizada na primeira dinâmica, e foi pedido aos participantes que recortassem esta metade em duas, em uma destas metades, foi solicitado que os participantes desenhassem, árvores ou animais selvagens. Após este primeiro momento, todos os desenhos foram dispostos em uma cartolina verde que representava o espaço sem ocupação humana, foram separadas três cartolinas, cada uma nomeada com os nomes das cidades da região: Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O facilitador contou uma pequena história dizendo que cada cartolina representava a cidade daquelas pessoas, antes de existir ocupação humana, e pergunta aos participantes o que era esperado encontrar nessa região. Os participantes irão dizer: árvores, animais, etc. E nesta hora o facilitador distribui os desenhos feitos pelos participantes pela cartolina, em seguida o facilitador fala: “agora começaram a chegar as pessoas para ocupar este espaço” e solicita um dos autorretratos feitos na primeira brincadeira, e tenta colocar o desenho na cartolina se caso couber, se caso não o facilitador precisa tirar um dos desenhos de árvores/animais da cartolina para colocar o desenho da pessoa no lugar. Ao longo da brincadeira o facilitador também pode pedir para que os participantes desenhem, espaços para agricultura, pecuária, fábricas, escolas, prédios, etc. E cada vez mais o desenho será tomado por novos desenhos até que não tenhamos mais desenhos de árvores. Ao fim da brincadeira foi realizado uma roda de conversa discutindo, a questão da ocupação urbana e tentando mostrar ao participante as consequências disso, e discutindo que o ambiente que hoje temos em nossas cidades nem sempre foi assim, e faz parte de uma construção humana, e por isso devemos fazer nosso papel para tentar minimizar os danos a natureza. 






O dia foi bastante produtivo e todos gostaram bastante das atividades, esperamos que todos possam aproveitar o conteúdo da orientação técnica de forma a enriquecer ainda mais as dinâmicas e metodologias do PEF aqui em Santo André.


Nenhum comentário:

Postar um comentário